terça-feira, 2 de novembro de 2010

Calendário Fashion

Corra, estilista, corra...
O calendário da moda se tornou uma corrida contra o tempo. Os designers reclamam do excesso de trabalho, empresários dizem ser uma necessidade. Uma batalha da criatividade versus produtividade.



Vamos conhecer a divisão de trabalho dos grandes criadores das famosas tendências.
Janeiro:
Estilistas finalizam a produção de Primavera/Verão para a entrega nas lojas no fim de janeiro.
Finalizam a coleção Outono/Inverno e negociam a produção.

Fevereiro:
Escolhem a cartela de tecidos para a coleção Primavera/Verão e começam a desenhar modelos.
Preview de lançamento da coleção Outono/Inverno para clientes selecionados.

Março:
Entregam pedidos da coleção de Primavera/Verão e iniciam pedidos da nova coleção de Outono/Inverno. Momento de estreiar laços com compradores e impresas. Criam estratégia da nova coleção.

Abril:
Pesquisam novas tecnologias, tecidos e cores para fazer as primeiras amostras da marca para as coleções Primavera/Verão.

Maio:
A produção de idéias para a coleção Primavera/Verão continua e enquanto isso as fábricas iniciam a produção das peças de Outono/Inverno das novas coleções.

Junho:
Eles continuam montando suas tendências para a coleção Primavera/Verão.
As fábricas produzem as peças de coleção Outono/Inverno.

Julho:
Os estilistas estão trabalhando nas amostras para as coleções de Primavera/Verão.
A produção da coleção Outono/Inverno continua.

Agosto:
Momento de começar a negociar a coleção Primavera/Verão.

Setembro:
Coleção Outono/Inverno concluída e preview de coleção Primavera/Verão para clientes.
Começam as pesquisas de tecnologias e tecidos para a coleção Outono Inverno.

Outubro:
Entregam pedidos de Outono/Inverno, fazem novos pedidos para Primavera/Verão e se aproximam de compradores e imprensa.
A coleção Primavera/Verão começa a ser produzida.

Novembro:
Entregam as peças com temática de férias e fim de ano para as lojas, enquanto isto a produção da coleção Primavera/Verão acontece, nos ateliês os estilistas desenham a próxima coleção Outono/Inverno.

Dezembro:
Finalizam as amostras de Outono/Inverno que estarão nas passarelas no próximo ano.

O diretor criativo da Lanvin, Alber Elbaz disse,
" Até pouco tempo atrás estilistas tinham que ser artistas, visionários. Fazer uma coleção é quase como escrever um livro ou produzir um filme, e eu não conheço nenhum outro setor que produza seis filmes por ano com o mesmo diretor. Conheço muitas pessoas que se queixam de que a moda no passado era mais criativa do que hoje, e acho que grande parte desse fenômeno acontece porque não temos tempo para pensar" e realmente em apenas um ano, grandes marcas apresentam, pelo menos, seis grandes coleções, muita coisa em pouco tempo. Tudo isto é uma realidade utópica em um mundo onde apenas os mais aptos sobrevivem. Como a moda parece estar bem à frente, a resposta a esse dilema deve apontar o rumo de várias outras profissões que vivem a mesma contradição, da criativadade versus produtividade.

Um comentário:

  1. Amei esse post, mostra que moda não é um campo fútil, e muito menos fácil, pelo contrário, é um trabalho muito trabalhoso e árduo! Parabens a todos os estilistas!

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