domingo, 12 de dezembro de 2010
A teoria do "fake"
Há um ditado que diz que a roupa não faz o homem, mas ao contrário deste conselho de mente elevada, as roupas que vestimos realmente dizem algo sobre o que somos. Além da sinalização para os outros, as roupas têm um efeito sobre a forma como pensamos sobre nós mesmo, e que acreditamos que somos. Em um estudo feito por psicólogos comparando o comportamento entre dois grupos de pessoas que foram orientados a usar um par de óculos "real" de grife e um par de óculos "fake". Os autores mostraram que o resultado refletem o sentimento de auto confiança que derivam de determinadas roupas que produziam mudanças de comportamento mensurável. O estudo mostrou, que os indivíduos estavam cientes de eles estavam usando produtos falsificados e eram mais propensos em agir de forma mais autentica. Aqueles no offs da batida estavam mais disposto a mentir e trapacear em seus trabalhos subsequentes.
Os autores comentam que muitas vezes as pessoas propositalmente optam por comprar produtos falsificados, pois eles estão tentando melhorar a sua auto-imagem. Ironicamente, o estudo mostra que esses produtos na verdade, atuam ao contrário, prejudicando a auto-imagem, provocando uma sensação de inautencidade pessoal muitas vezes resultando em decisões éticas.
Lição aprendida: o preço de um par real da Gucci é sempre justificável. Ninguém gosta de um mentiroso.
PS: Um caso a pensar.
Créditos: Ward Morgan
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